14 abr, 2025 - 17:50 • Daniela Espírito Santo
A Renascença mantém-se no topo do mercado de downloads de podcasts em Portugal. O "Extremamente Desagradável", de Joana Marques, continua em primeiro lugar do ranking de podcasts elaborado pela Marktest, com mais do dobro dos downloads do segundo lugar e mais do quádruplo de downloads do terceiro lugar.
Segundo os dados divulgados esta segunda-feira pela Marktest, a Renascença tem dois podcasts no top 10 do ranking: para além do líder absoluto "Extremamente Desagradável", "Seja o Que Deus Quiser", de Daniel Leitão, segura o nono lugar que já recebia em fevereiro. Já o Grupo Renascença lidera dois dos três indicadores do ranking de podcasts nacionais - podcasts e marcas - figurando em segundo lugar no ranking de publishers.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
O podcast da Renascença, emitido diariamente às 08h15 no programa “As Três da Manhã”, atingiu mais de 2,7 milhões de downloads em março. A média de ouvintes semanais em março foi de 318 mil.
Segundo o ranking de podcasts, divulgado esta segunda-feira pela Marktest, o "Extremamente Desagradável" (ED) tem mais do dobro dos downloads que o segundo classificado, "O Homem que Mordeu o Cão".
Em terceiro lugar no top dos downloads mensais surge o podcast "Contas Poupança", da SIC, que aumentou o número de ouvintes semanais e o número de downloads.
Ainda no top 10 do ranking de podcasts está "Seja o Que Deus Quiser", igualmente da Renascença, que segura o 9.º lugar já atingido em fevereiro, com mais de 251 mil downloads mensais. O podcast das tarde da RR, com Daniel Leitão, consegue mais ouvintes no mês passado e também aumenta o número de downloads por episódio, de pouco mais de 14 mil e 300 em fevereiro para 14 mil e 800 em março.
Para além de liderar o ranking de podcasts em Portugal, o Extremamente Desagradável também recebeu recentemente uma distinção do Spotify ao acumular mais de 50 milhões de "streams" naquela plataforma.
O ranking de podcasts, divulgado esta segunda-feira pela Marktest, contempla mais dois indicadores: o ranking de “publishers” e ranking de marcas.
Além do ranking individual de podcasts, a Renascença lidera ainda, este último indicador - o ranking de marcas - com 3,3 milhões de downloads, seguido do Observador com 2,5 milhões e a Rádio Comercial com 2,1 milhões.
Já no ranking de "publishers", a Renascença surge em segundo lugar, tendo acumulado 3,7 milhões de downloads mensais.
Na plataforma Spotify, o podcast da Renascença "Extremamente Desagradável" é o podcast mais ouvido há quatro anos consecutivos.
O ranking de podcasts publicado esta segunda-feira, o "Pod_Scope", é um novo serviço da Marktest que audita o ranking de podcasts produzidos em Portugal desde janeiro. O estudo é feito em colaboração com a Renascença, a Bauer Media, o Grupo Impresa e o Observador.
Em março, estes foram os 10 podcasts mais ouvidos da Renascença:
Os números deste ranking não incluem, no entanto, os dados referentes ao Youtube, onde, no caso da Renascença, os podcasts também estão disponíveis em formato áudio e vídeo.