Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Podcasts. "Extremamente Desagradável" continua a liderar e ganha distinção do Spotify

14 abr, 2025 - 17:50 • Daniela Espírito Santo

Podcast da Renascença é líder absoluto em Portugal e ultrapassa os 50 milhões de downloads no Spotify.

A+ / A-

A Renascença mantém-se no topo do mercado de downloads de podcasts em Portugal. O "Extremamente Desagradável", de Joana Marques, continua em primeiro lugar do ranking de podcasts elaborado pela Marktest, com mais do dobro dos downloads do segundo lugar e mais do quádruplo de downloads do terceiro lugar.

Segundo os dados divulgados esta segunda-feira pela Marktest, a Renascença tem dois podcasts no top 10 do ranking: para além do líder absoluto "Extremamente Desagradável", "Seja o Que Deus Quiser", de Daniel Leitão, segura o nono lugar que já recebia em fevereiro. Já o Grupo Renascença lidera dois dos três indicadores do ranking de podcasts nacionais - podcasts e marcas - figurando em segundo lugar no ranking de publishers.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

O podcast da Renascença, emitido diariamente às 08h15 no programa “As Três da Manhã”, atingiu mais de 2,7 milhões de downloads em março. A média de ouvintes semanais em março foi de 318 mil.

Segundo o ranking de podcasts, divulgado esta segunda-feira pela Marktest, o "Extremamente Desagradável" (ED) tem mais do dobro dos downloads que o segundo classificado, "O Homem que Mordeu o Cão".

Em terceiro lugar no top dos downloads mensais surge o podcast "Contas Poupança", da SIC, que aumentou o número de ouvintes semanais e o número de downloads.

Ainda no top 10 do ranking de podcasts está "Seja o Que Deus Quiser", igualmente da Renascença, que segura o 9.º lugar já atingido em fevereiro, com mais de 251 mil downloads mensais. O podcast das tarde da RR, com Daniel Leitão, consegue mais ouvintes no mês passado e também aumenta o número de downloads por episódio, de pouco mais de 14 mil e 300 em fevereiro para 14 mil e 800 em março.

Para além de liderar o ranking de podcasts em Portugal, o Extremamente Desagradável também recebeu recentemente uma distinção do Spotify ao acumular mais de 50 milhões de "streams" naquela plataforma.

O ranking de podcasts, divulgado esta segunda-feira pela Marktest, contempla mais dois indicadores: o ranking de “publishers” e ranking de marcas.

Além do ranking individual de podcasts, a Renascença lidera ainda, este último indicador - o ranking de marcas - com 3,3 milhões de downloads, seguido do Observador com 2,5 milhões e a Rádio Comercial com 2,1 milhões.

Já no ranking de "publishers", a Renascença surge em segundo lugar, tendo acumulado 3,7 milhões de downloads mensais.

Na plataforma Spotify, o podcast da Renascença "Extremamente Desagradável" é o podcast mais ouvido há quatro anos consecutivos.

O ranking de podcasts publicado esta segunda-feira, o "Pod_Scope", é um novo serviço da Marktest que audita o ranking de podcasts produzidos em Portugal desde janeiro. O estudo é feito em colaboração com a Renascença, a Bauer Media, o Grupo Impresa e o Observador.

Em março, estes foram os 10 podcasts mais ouvidos da Renascença:

  1. Extremamente Desagradável
  2. Seja o que Deus Quiser
  3. Noticiários
  4. Alerta Estupidez
  5. Noticiários Bola Branca
  6. Explicador Renascença
  7. As Três da Manhã
  8. Só mais uma estória
  9. Ai, Filhas
  10. As Aventuras dos Cinco

Os números deste ranking não incluem, no entanto, os dados referentes ao Youtube, onde, no caso da Renascença, os podcasts também estão disponíveis em formato áudio e vídeo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+