João Oliveira pede mecanismo de controlo para EUA, Rússia e NATO para largar as armas. Paulo Cabral afirma que o diálogo não tem funcionado e defende rearmamento. Catarina Martins lembra que UE continua a exportar armas mesmo com a guerra na Ucrânia a decorrer.
Com os olhos postos nas Legislativas que se aproximam, os eurodeputados Catarina Martins (BE), João Oliveira (PCP) e Paulo Nascimento Cabral (PSD) juntam-se num debate moderado pelo jornalista Tomás Anjinho Chagas.
Mais uma cimeira europeia marcada pela pandemia. Face ao agravamento da situação na União e à nova variante Ómicron, os líderes europeus reiteram a importância de fazer chegar a vacinação a todos e de aplicar as doses de reforço.
É um sinal do compromisso europeu que o novo governo alemão pretende enviar. Um dia depois de tomar posse em Berlim, a ministra dos Negócios Estrangeiros visitou ontem Bruxelas, à semelhança do que vai fazer hoje o chanceler Olaf Scholz.
Nesta edição, um ponto de situação Covid na UE com Ursula von der Leyen e a comissária da Saúde com apelos à vacinação e várias recomendações. A Comissão apresentou ainda uma nova estratégia europeia de investimentos massivos a nível global.. Pretende mobilizar até 300 mil milhões de euros para investimentos a realizar entre 2021 e 2027 em projectos ligados à digitalização, clima, energia, transporte, saúde em países da América Latina, África e do Sudeste Asiático. Destaque, também, para as novas medidas temporárias em matéria de asilo e de regresso, a fim de ajudar a Letónia, a Lituânia e a Polónia.
Com muitos Estados-membros a enfrentar uma nova vaga devido à variante Delta, a Comissão Europeia multiplica apelos à vacinação contra a Covid. Num debate no Parlamento Europeu esta semana, Ursula von der Leyen volta a lembrar que a pandemia está longe de ter chegado ao fim. Defende, por isso, a necessidade de acelerar a vacinação no bloco comunitário.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa dos 27 receberam a primeira versão do documento sobre a chamada Bússola Estratégica. É a visão comum para a política de defesa e de segurança da UE para a próxima década.
À margem das reuniões com os seus homólogos das Finanças, João Leão fez questão de tranquilizar os parceiros europeus e a Comissão. Conversas durante as quais o ministro procurou explicar que um orçamento em duodécimos nos primeiros meses de 2022 não deverá afetar a implementação do plano de ajudas europeias para a recuperação económica.
Semana marcada pelas questõs climáticas, com a presença de Von der Leyen e Charles Michel na COP 26, a Cimeira da ONU para procurar acelerar o cumprimento do Acordo de Paris e actualizar as metas dos países para as emissões poluentes.
Com o chumbo do Orçamento do Estado para o próximo ano, Bruxelas pede explicações, exige contas certas e estabelece regras para a implementação do PRR, o Plano de Recuperação e Resiliência. A crise dos preços da energia também tem sido tema a nível europeu.